A chegada do tempo frio traz consigo um aumento significativo de doenças como gripes e resfriados, que se propagam com facilidade, gerando assim uma epidemia sazonal. É muito comum ouvir notícias de colegas, familiares e amigos sobre algum conhecido resfriado ou gripado durante o inverno.
Para diminuir o risco de pegar uma dessas doenças, é importante adotar certos hábitos de saúde. Isso requer uma combinação de medidas preventivas para fortalecer o sistema imunológico e minimizar a exposição a patógenos, assim mantendo as defesas do organismo em boas condições.
Nessa matéria, vamos citar os principais motivos do aumento de doenças respiratórias durante o inverno e compartilhar dicas de prevenção e saúde!
Por que doenças respiratórias aumentam no inverno?
Diferente do que a maioria da população pensa, não há provas de que especificamente o frio diminui a imunidade – ao menos, não de forma direta. Na verdade, o culpado está em uma série de fatores relacionados a ele.
É no inverno que nos expomos menos à luz solar, praticamos menos exercícios físicos, bebemos menos água. Tudo isso contribui para o enfraquecimento de nossa imunidade, e nos torna mais suscetíveis às famigeradas doenças sazonais. Por outro lado, há algumas relações diretas entre a chegada do inverno e o aumento no número de casos de gripes e resfriados.
Maior sobrevida do vírus: Durante esse período, a baixa temperatura favorece o vírus e lhe dá as condições para sobreviver por mais tempo até encontrar um hospedeiro.
Ambientes fechados e com aglomeração: No inverno, as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação. Além das aglomerações comuns do dia a dia em transportes públicos e lugares movimentados, tudo isso favorece a proliferação de vírus de um indivíduo para o outro.
Ar seco e gélido: O ar seco típico dessa estação resseca as mucosas presentes nas vias respiratórias, deixando-as mais sensíveis e vulneráveis a microorganismos nocivos.
Como prevenir gripes e resfriados?
Confira as principais dicas para a prevenção de doenças durante o inverno.
Higiene pessoal
Lave as mãos com água e sabão frequentemente, especialmente após tossir, espirrar ou estar em locais públicos. Evite tocar olhos, nariz e boca, pois são vias comuns de entrada de vírus, e invista em álcool em gel para os momentos onde não é possível lavar as mãos.
Alimentação e hidratação
Consuma uma dieta rica em frutas, verduras e legumes para garantir a ingestão adequada de vitaminas e minerais. Não se esqueça de se manter hidratado para que as mucosas das vias respiratórias funcionem adequadamente.
Ambiente
Mesmo no frio, é importante arejar os ambientes para reduzir a concentração de vírus no ar, afinal, lugares fechados e com muitas pessoas ao mesmo tempo, aumentam a chance de transmissão de doenças. É recomendado usar um umidificador durante a noite.
Vacinação
Tome a vacina anual contra a gripe, atualizada para combater as cepas mais recentes do vírus. Se manter atualizado em relação às vacinas mais importantes irá fortalecer sua saúde geral, o deixando menos suscetível a doenças.
Conclusão e medidas adicionais
É importante que se tenha cuidado extra com a saúde durante a troca de estações, uma vez que ficamos mais fragilizados. No geral, ter uma rotina com alimentação saudável, sono de qualidade, exercícios físicos e também manter distância de hábitos nocivos irá resultar em uma imunidade forte. O uso de máscaras em ambientes lotados e a limpeza de lugares tocados com frequência (maçanetas, interruptores, etc) também é uma ótima forma de prevenir a transmissão de doenças sazonais.