Cuidados com a saúde estão sempre no topo da lista de prioridades, e é por isso que ter um plano de saúde para seus funcionários é uma forma de se destacar perante a concorrência.
Dados recentes mostram que ter um plano de saúde é visto como extremamente importante por 70% dos funcionários de diversas companhias. Isso se intensificou após a pandemia, uma vez que muitas pessoas precisaram de cuidados médicos específicos nessa época.
Embora não seja um benefício obrigatório pela CLT, muitas empresas o oferecem como uma forma de demonstrar que valorizam seus funcionários e estão dispostos a atender suas necessidades médicas. Além disso, um plano de saúde empresarial é benéfico para os empregadores também. Nesse artigo, abordaremos os seguintes tópicos:
- O que é e como funciona o plano empresarial?
- A importância da saúde dos funcionários.
- Motivos para investir em um plano empresarial.
O que é e como funciona o plano empresarial?
Um plano de saúde empresarial, ou corporativo, é um tipo de plano de saúde oferecido por uma empresa aos seus funcionários como um benefício adicional. Ele funciona de forma semelhante aos planos de saúde individuais, mas em vez de ser adquirido por uma única pessoa, é adquirido em nome de um grupo de funcionários da empresa.
Inicialmente, a empresa irá negociar com uma operadora de planos de saúde para fornecer cobertura médica aos funcionários. Os detalhes da cobertura e dos benefícios do plano variam de acordo com o contrato. Geralmente, esses planos oferecem uma ampla gama de serviços, como consultas médicas, exames, internações hospitalares, cirurgias, entre outros. A empresa paga uma parte do prêmio do plano de saúde, enquanto os funcionários podem ter que contribuir com uma parte menor – ou não, dependendo do lugar.
A importância da saúde dos funcionários.
Às vezes, acabamos por deixar nossa saúde de lado.
Isso pode acontecer em diversos momentos, por conta de situações variadas. Nunca sabemos quando um problema de saúde pode nos afligir e mudar totalmente nosso dia-a-dia.
É levando isso em conta que os empregadores devem se atentar ao bem-estar de seus funcionários. Afinal, a esfera profissional também é atingida por uma saúde fragilizada e não é incomum vermos casos de pessoas afetadas por problemas sérios e tiveram suas carreiras prejudicadas ou até mesmo interrompidas.
E não apenas problemas físicos. Em 2022, a síndrome de burnout foi reconhecida como doença ocupacional. Atualmente, cada vez mais empresas se preocupam com a saúde mental no ambiente de trabalho.
O plano de saúde corporativo não deve ser visto como um benefício apenas ao funcionário. Um bom empregador sabe que sua empresa tem muito a ganhar com colaboradores saudáveis e motivados!
Motivos para investir em um plano empresarial.
Falaremos a seguir sobre os benefícios específicos tanto para os funcionários quanto para os empregadores. Confira:
Para os funcionários
Garantia de segurança e saúde: Um plano de saúde corporativo oferece aos funcionários um senso de segurança, sabendo que independente da situação, estarão cobertos por ele.
Atendimento de maior qualidade e agilidade: O atendimento mediante um plano, devido à menor demanda de pacientes, costuma ser muito mais rápida e voltada às necessidades específicas do beneficiário.
Cobertura abrangente: Oferecem uma ampla gama de serviços médicos, como consultas, exames de rotina, internações hospitalares, atendimento em caso de urgência (acidentes de trabalho, por exemplo), cirurgias, tratamentos especializados, etc.
Para os empregadores
Aumento da produtividade: Funcionários com acesso a cuidados de saúde adequados são mais saudáveis, produtivos e satisfeitos no trabalho. Isso resulta em uma equipe mais motivada e engajada, disposta a contribuir com o crescimento da empresa.
Diminuição do absenteísmo: Com um plano de saúde empresarial, os funcionários podem receber tratamento médico quando necessário, além de focar em saúde preventiva, o que reduz as faltas no trabalho devido a doenças ou lesões.
Atratividade para funcionários: Oferecer um plano de saúde pode ser um diferencial importante na hora de atrair e reter talentos. Os funcionários valorizam os benefícios de saúde e podem considerar isso ao escolherem entre diferentes oportunidades de emprego.
Benefícios fiscais: O governo oferece benefícios fiscais para empregadores que contratam planos de saúde, reduzindo a carga tributária da empresa.